Castlevania é uma das mais famosas séries de video-games já produzida. Desde o primeiro título para nitendinho até os títulos atuais, a série é cativante e viciante! O grande "divisor de águas" da série é o título para playstation, de 1997, intitulado "Castlevania Symphony of the night",aclamado unanimemente como o melhor jogo da série e um dos melhores jogos de todos os tempos! Nesse blog será comentado as aventuras do dono no blog por todos os jogos da séria, de 1986 até 2013! todos zerados! Afiem suas estacas, não esqueçam da cruz e água-benta, Invadamos a Transilvânia!!!
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Vampire Killer - MSX2 (1986)
Capa do jogo
O segundo jogo da Série Castlevania é na verdade um remake do primeiro. Foi lançado pela KONAMI em 1986, meses depois do jogo do Nintendinho, para o computador caseiro MSX2. No Japão também é chamado de "AKUMAJOU DRACULA". Embora em alguns aspectos pareça o mesmo jogo, Sua jogabilidade mais complexa e não linear faz desse título, um jogo diferente.
Eis aí um cartucho de MSX, no caso o nosso Vampire Killer
Para quem não conhece ou nunca viu um Pc MSX, trata-se de um computador caseiro japonês muito usado nos anos 80 e 90. Aqui no Brasil foi comercializado pela gradiente. Meu sobrinho herdou um de meu cunhado, mas minha irmã achou que era uma velharia sem utilidade e jogou fora!!! Quase morri quando soube!
Aí está o MSX, esse PC era ligado direto na TV
HISTÓRIA
É a mesma historia do primeiro Castlevania. A trilha sonora, a maioria dos sprites e personagens, a quantidade de fases também são as mesmos do NES. A maior exceção no caso dos sprites está na segunda forma de Drácula, Não é mais um grande morcego monstruoso e sim um enorme quadro de onde saem morcegos.
Menu principal do jogo
A primeira forma de Drácula já é bem diferente da orignal
Já a segunda, é totalmente diferente, morcegos saem da boca deste grande rosto, e você deve acertar o ponto mais claro na testa do Vampirão
GAMEPLAY
Na aparência esse título pode parecer muito com o primeiro Castlevania, embora a qualidade da imagem do jogo de MSX seja superior ao de NES. Mas quando se começa a jogar, percebe-se uma enorme diferença. O jogo não é mais linear, você está dentro de um labirinto de telas, e precisa achar "bone keys" para abrir as portas de cada estágio. Existem outras chaves menores, essas servem para abrir baú. Dentro dos baús estão as armas secundárias e outros itens como escudos, botas de velocidade, entre outras coisas. Existem também mercadores, geralmente aparecem quando se quebra paredes secretas, eles nos vendem itens e armas secundárias. Algumas dessas coisas fazem desse título, único. Outras dessas características foram reintroduzidas em Castlevania II - Simon's Quest, e depois só no clássico, Symphony of the Night.
Em relação a dificuldade do jogo tenho duas coisas a dizer: a primeira é que os inimigos e armadilhas do jogo estão um pouco mais fáceis do que os de NES, incluindo os chefes. A segunda, é que a verdadeira dificuldade desse jogo está em descobrir onde a maldita bone key está! Chega a ser irritante, culpa desses novos jogos super fáceis, que nos acostumaram mal, de hoje em dia, né! Mas no geral o jogo tem a dificuldade hard que os jogos antigos tinham.
Entrando no castelo amaldiçoado
primeira fase clássica
Medusa's head, atrapalhando seu bom andamento desde 1986
Medusa's Queen, chefe da segunda fase
A maldita Bone key
O labirinto antes de se enfrentar Frankenstein é um dos mais complicados do jogo
OBS: Caso se jogasse com controle, a jogabilidade seria a mesma, porém se fosse jogar com o teclado o pulo seria executado com a seta para cima, ou seja, uma tecla seria tanto o pulo quanto direcional pra cima. O que dificulta e muito na hora subir escadas e atirar as armas secundárias.
ANÁLISE FINAL
Novamente a KONAMI fez um ótimo jogo. Trilha sonora impecável, jogo desafiador, personagens carismáticos. A jogabilidade inovadora até que caiu bem. aconselho a jogarem no emulador de MSX para PSP. No emulador para WINDOWS eu não consegui configurar um controle e nem save e load. Fica a dica então!
Nenhum comentário:
Postar um comentário