Bem Vindos!

Castlevania é uma das mais famosas séries de video-games já produzida. Desde o primeiro título para nitendinho até os títulos atuais, a série é cativante e viciante! O grande "divisor de águas" da série é o título para playstation, de 1997, intitulado "Castlevania Symphony of the night",aclamado unanimemente como o melhor jogo da série e um dos melhores jogos de todos os tempos! Nesse blog será comentado as aventuras do dono no blog por todos os jogos da séria, de 1986 até 2013! todos zerados! Afiem suas estacas, não esqueçam da cruz e água-benta, Invadamos a Transilvânia!!!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Haunted Castle - Arcade (1988)

Máquina de Arcade do jogo Haunted Castle


O quarto jogo Da série Castlevania é na verdade um remake do primeiro (pois é, dos 4 primeiros jogos, 3 contam a mesma história, mas não se espante, ainda teremos mais remakes), no japão também se chama Akumajou Dracula (diferente do ocidente, em que cada jogo ganhou um nome diferente), foi lançado em 1988 para Arcade (maquinas de fliperama), mais recentemente, foi relançado para play 2. Esse é ,talvez, o jogo mais difícil da série.

Capa da versão recente de play 2

Achar uma dessas hoje em dia é raridade
 
HISTÓRIA

Novamente voltamos a 1691, Drácula aparece e começa a amaldiçoar a região. Só que dessa vez com um agravante, nosso amado odiado Vampiro sequestra a noiva de Simon Belmont e isso, logo após o casamento! Tipo o casal tava indo pra lua de mel, aí aparece um estraga prazer e sequestra a noiva, com tanta mulher pra sequestrar, ele sequestra logo a mulher do maior caçador de vampiros da época! Isso me lembra o enredo de outro jogo de arcade da época, Ghonst'n Ghost, da CAPCOM. Seria um plágio???

Menu principal do jogo

Sacanagem: Tanta mulher pra sequestrar, tinha que ser logo a que tava indo pra lua de mel!


GAMEPLAY

Os Castlevanias antigos sempre foram muito difíceis, correto? Sim, isso é uma marca do início da série e dos jogos da época. Mas, Haunted Castle passa dos limites! Logo na primeira fase você já terá problemas sérios, e o risco de morrer é iminente. Somado a isso temos apenas 1 continue. Não consigo imaginar alguém zerando este jogo num fliperama, mas com certeza deve haver.

Assim como Castlevania e Vampire Killer, não se trata de um jogo longo. Os 6 estágio são até curtos, porém extremamente difíceis de se passar. Todos os adversários tiram bastante energia do jogador, isso no nível mais fácil, aumentando o dificult a dificuldade do jogo se torna surreal.

Os chefes que me decepcionaram. Estão estranhos e sem o carisma recorrente da série. A Medusa e Frankeinstein novamente marcam presença, Porém todos os outros são novos e não muito legais. Destaque negativo para o terceiro, que é algo indecifrável. A Morte fica de fora desse jogo, rara exceção. Dentre os inimigos tradicionais, estão presentes os irritantes Morcegos, Fleamans e Ghosts (os fleamans um pouco irreconhecíveis).

primeira fase

O chefe Frankenstein era dificílimo, porém havia um macete de ficara abaixado perto dele sem risco de ser atingido

Um Fleaman diferente atrás de Simon

A Medusa é logo o primeiro chefe


Na última fase temos a tradicional passarela que cai enquanto você anda, com muitos morcegos te atrapalhando. Só que nesse jogo é praticamente impossível acompanhar o ritmo em que o caminho desmorona. No fim desse caminho você encontra Drácula! Ele está com movimentos um pouco diversificados e não solta bolas de fogo, mas se parece bastante com o cliche da série, sua segunda forma se assemelha a de Vampire Killer, uma enorme cabeça aparece cuspindo morcegos, nada muito difícil.
A tradicional passarela que cai, dessa vez bem mais hard


Drácula primeira forma

Drácula segunda forma

CURIOSIDADE

  • "Blood Tears" de Castlevania II é a música do terceiro estágio, enquanto "Vampire Killer", presente em Castlevania e Vampire Killer, ficou de fora.
  • Existe uma portabilidade do primeiro jogo para Arcade, chamada de VS Castlevania, era apenas o jogo de nintendinho portado para fliperama, não confundir com Haunted Castle, que é um remake.

Não confunda VS Castlevania com Haunted Castle
ANÁLISE FINAL

Como todo jogo da época para Arcade, a dificuldade é grande. Tente jogar Athena, da SNK, e o já citado Ghost'n Ghost, da CAPCOM e saberá do que estou falando. Porém, não vi nesse jogo a mesma graça que vi nestes citados e nem mesmo a diversão encontrada nos outros Castlevanias. Não é um título expressivo de Arcade e nem da série Castlevania, mas também não se trata de um jogo ruim, pra época. Jogue-o a título de curiosidade, se você for fã da série ou um retro-gamer. Do contrário não vai achar muita graça. Pra finalizar, um vídeo de alguém muito viciado zerando o jogo. Obrigado pela leitura, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário